20/06/2008
INMETRO comemora o Dia Internacional da Acreditação.

O evento teve início com a exibição de uma mensagem do presidente da Cooperação Interamericana de Acreditação – IAAC, Pat Paladino, sobre a confiança que o processo de acreditação proporciona ao mercado global. Em seguida o presidente João Jornada, em mensagem gravada, expressou sua alegria com a realização do evento no Inmetro, enfatizou o pioneirismo da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) e sua evolução quanto à quantidade e qualidade dos seus indicadores.

Estiveram presentes o Secretário de Comércio e Serviços do Mdic, Edson Lupatini, o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Mirili, o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, Pierângelo Rossetti.

O coordenador geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira apresentou dados estatísticos sobre o trabalho realizado no ano de 2007 e destacou o total de 860 organismos acreditados atualmente.

Ricardo Fragoso, da ABNT, lembrou que o tema confiança é muito importante e o Inmetro é hoje sinônimo de confiança e credibilidade para o cidadão e para a indústria brasileira. 

Julio Mirili, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do RJ, ressaltou que a confiança existente é fruto do trabalho sério dos laboratórios acreditados, fato que contribui, para imagem positiva da atividade em todo o país. 

Na ocasião foram agraciados com placas comemorativas os primeiros laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção acreditados. São eles: Sistema Brasileiro de Inspeção – SBI, primeiro organismo de inspeção acreditado; Instituto de Fomento e Coordenação Industrial IFI / Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial – CTA, primeiro laboratório acreditado e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV, primeiro organismo de certificação acreditado."

Quem recebeu a placa, na homenagem, foi o Engenheiro Estanislau Olszanski Filho, que além de diretor da SBI é o Coordenador Geral da Nacional Inspeções Ltda, Organismo de Inspeção Acreditado sob o n° OIA-PP 279, que irmanada com a SBI sente-se também orgulhosa pelo acontecimento.

Fonte: INMETRO

 
 
Subir Voltar
 
© Copyright 2008 - NACIONAL INSPEÇÕES LTDA. Todos os direitos reservados.